Wednesday, October 10, 2007

Como comunicar? Emoção ou Informação?

Há duas formas de comunicar na publicidade em Nutrição. Uma delas apela às emoções (corrente estruturalista), enquanto que a outra aposta na informação sobre as qualidades nutricionais do produto (corrente funcionalista).



Basta ligarmos a televisão para vermos diariamente inúmeros anúncios publicítários que são bons exemplos de cada uma das correntes!

Este primeiro vídeo pareceu-nos bastante representativo da corrente funcionalista





Há também estratégias publicitárias que unem as duas correntes. Este vídeo da Danone é, pensamos nós, ilustrativo:





Por outro lado há anúncios que procuram despertar emoções nos espectadores. Este tipo de anúncios Estruturalistas já são usados desde há muito tempo, mas cada vez mais se tende em associá-los com outros conceitos Funcionalistas para captar a atenção de um maior número de pessoas. O vídeo que se segue é um exemplo de um anúncio Estruturalista, em que se publicitou o produto através de fíguras conhecidas do público infanto-juvenil.