Wednesday, October 24, 2007

ObesiFactos



- A obesidade a nível mundial é tão frequente que a OMS a considerou como a grande epidemia do século XXI.

- Há cerca de 40 anos atrás, uma criança pesava em média menos 5Kg do que hoje!

- Em Portugal estima-se que a pré-obesidade e a obesidade atinjam cerca de 32% das crianças entre os 7 e os 9 anos.

- A obesidade extrema (IMC>35Kg/m2): Em Portugal é de 2/3%; Nos Estados Unidos é de 13%!!

(Público, 2007)

Tuesday, October 23, 2007

NUTRICIONISTA em publicidade: marketing ou ciência?

Um nutricionista envolvido em projectos de publicidade alimentar pode deparar-se com situações em que estratégias de marketing o obrigam a ultrapassar os seus valores éticos e até os seus conhecimentos científicos.


Falando em exemplos práticos, imaginemos um nutricionista ligado à divulgação de produtos de uma ampla cadeia de restaurantes:


Qual seria a sua posição na introdução de sopa no McDonald's ou na criação de um "Menu Sobremesa" incluindo salada de frutas na Pizza Hut?

Deveria dar o seu apoio numa campanha publicitando a sopa e exaltando a sua importância, mesmo sabendo que esta seria um mero artefacto para os consumidores verem alguma credibilidade nos outros menus?

E numa campanha em que a Pizza Hut se vangloriasse de ter introduzido saladas de frutas, levando a crer que os menus se tornaram mais saudáveis, mesmo sem ter alterado a composição nutricional destes?




São estes dilemas que hoje em dia colocam os nutricionistas em posições que os podem levar a perder a sua credibilidade enquanto profissionais de saúde, denegrindo a própria profissão.

Monday, October 22, 2007

A Indústria Alimentar e as estratégias de divulgação

A Indústria Alimentar actual baseia-se sobretudo na capacidade persuasiva da sua publicidade, estando esta ideia já um pouco globalizada.

Esta tem como principais objectivos mostrar os seus produtos, ao mesmo tempo que mobiliza o consumidor para determinadas acções, principalmente a adesão ao produto, e por outro lado cria sentimentos positivos, tais como o prazer e o bem-estar.


Há anúncios que usam as crianças como incentivo ao consumo de determinado alimentos, no caso os legumes:



fonte: www.youtube.com


Outros preferem chegar um sentimento de conforto e prazer ao consumidor:





Mas muita da publicidade alimentar está direccionada para as crianças e para a sua fácil aceitação da mensagem publicitada. São várias as empresas que publicitam os seus produtos com brindes ou com outras promoções.

Um Mundo de Contrastes

No dia 16 de Outubro comemorou-se o dia Mundial da Alimentação.
Mas quando alimentação é um tema em voga, não nos podemos esquecer do "lado negro" da questão: a fome.Ainda é uma realidade no mundo de hoje.O facto de muitos a ignorarem também. E é essa mesmo a razão do nosso post.
O vídeo a seguir dispensa comentários: