Um nutricionista envolvido em projectos de publicidade alimentar pode deparar-se com situações em que estratégias de marketing o obrigam a ultrapassar os seus valores éticos e até os seus conhecimentos científicos.
Falando em exemplos práticos, imaginemos um nutricionista ligado à divulgação de produtos de uma ampla cadeia de restaurantes:
Qual seria a sua posição na introdução de sopa no McDonald's ou na criação de um "Menu Sobremesa" incluindo salada de frutas na Pizza Hut?
Deveria dar o seu apoio numa campanha publicitando a sopa e exaltando a sua importância, mesmo sabendo que esta seria um mero artefacto para os consumidores verem alguma credibilidade nos outros menus?
E numa campanha em que a Pizza Hut se vangloriasse de ter introduzido saladas de frutas, levando a crer que os menus se tornaram mais saudáveis, mesmo sem ter alterado a composição nutricional destes?

São estes dilemas que hoje em dia colocam os nutricionistas em posições que os podem levar a perder a sua credibilidade enquanto profissionais de saúde, denegrindo a própria profissão.