Monday, October 29, 2007

Gás das Bebidas: Prejudicial?





Ao que parece, o gás não é tão prejudicial como se pensa.

  • Segundo um artigo publicado no passado sábado dia 27/10 pela revista "Notícias Sábado", não existem evidências científicas que provem que o gás das bebidas carbonatadas engorda.

  • O gás de bebidas leves não tem energia assimilável pelo organismo. Daí se pode depreender que não possui qualquer valor nutricional e, por isso, não conduz a um aumento de peso. Foi o que disse recentemente num congresso em Lisboa o gasterenterologista e investigador da Universidade do Arizona, Professor Ronnie Fass.

Ronnie Fass disse ainda que o gás pode contribuir para o alívio de sintomas de indisposição e até pode contribuir para a diminuição de risco de cancro no esófago e no estômago!

Esta teoria, apesar de trazer inovação, acaba por se basear no facto de não existirem evidências científicas que provem que o gás é prejudicial. Contudo, há também poucas evidências de que este não o seja. Por outro lado, o que realmente faz aumentar o peso é o açúcar presente nessas bebidas e isso é de facto preocupante quando se fala em excesso de peso e obesidade.

Estudos à parte, digamos que a moderação no consumo e hábitos equilibrados são mesmo a chave de uma vida saudável!

No comments: